Ficha para criação de personagens

1. Escolha um livro,série ou filme e faça um exame. De que forma o autor apresenta o herói? Revela o personagem? Faz a exposição? Sugere o tema? O autor usa alguma imagem como indício para prenunciar o rumo que a história vai tomando?

2. Até que ponto você conhece seu personagem? Faça um resumo biográfico de sua heroína, herói ou anti-herói, especificando sua história pessoal, descrição física, educação, antecedentes familiares, experiências de trabalho, inclinações amorosas, coisas de que não gosta, preconceitos, preferências em matéria de comida, roupas, cabelo, carros etc.

3. Faça uma linha cronológica, especificando o que o personagem estava fazendo e onde estava em cada estágio de sua vida. Descubra o que estava acontecendo no mundo nessas ocasiões. Que idéias, acontecimentos e pessoas exerceram maiores influências sobre o seu personagem?

4. Como o (a) protagonista de sua história é incompleto? Seja específico sobre suas necessidades, desejos, objetivos, ferimentos, vontades, falhas, manias, arrependimentos, defesas, fraquezas e neuroses.

5. Qual característica pessoal, por si só, poderá levar seu herói à destruição ou à derrocada? Que característica, por si só, pode salvá-lo?

6. O seu personagem tem um problema externo e um interno? Tem uma necessidade humana universal? Qual sua atitude típica para tentar satisfazer essa necessidade?

7. Faça uma lista de todos os pontos da história pregressa e de exposição que o público precisa saber, para que a história possa começar. Como eles podem ser revelados: indiretamente, visualmente, ao longo da história ou por meio do conflito?

8. Culturas diferentes precisam de tipos de história diferentes? Homens e mulheres precisam de tipos de histórias diferentes? Em que a Jornada do Herói é diferente da Jornada da Heroína?

Ficha técnica

Nome: 

Idade: 

Local de nascimento:

Residência:

Ocupação:

Aparência:  

Vestimenta:

Forças:

Fraquezas:

Obsessões:

Ambição:

Hábitos de trabalho:

Hobbies:

Doença/ moléstia:

Família:

Pais:

Crianças:

Irmãos:

Animais de estimação:

Visão política:

Manias (tics):

Alimentação:

Drogas:

Tipos favoritos de bebidas, álcool, cigarros:

História erótica:

Livros ou música ou algo mais favoritos:

Desejos:

Medos:

Evento mais traumático:

Experiência mais maravilhosa:

A maior dificuldade, do passado e do presente:

Sobre mim

Amanda Martins é aprendiz de escritora, PhD em história e pós doutora em nerdice. Fez da Bélgica seu segundo lar. Entusiasta da amizade, acredita no poder transformador da jornada.

 

Junte-se à nossa lista de discussão!
  • White Facebook Icon